A que vai a todas

By Maria Moreira Rato - maio 06, 2017

  A Gala Prémios Caneta Dourada, que assinalou o quinto aniversário da ESCS MAGAZINE, ocorreu no dia 20 de abril. Contudo, acho que somente duas semanas e dois depois (tenho esta mania de contar os dias, não me julguem) consigo analisar convenientemente tudo aquilo que aconteceu: desde as falhas que se tornaram em vitórias até às vitórias inesperadas que se tornaram em discursos grandiosos. Ou, no meu caso, em discursos que pareciam ensaiados mas que simplesmente surgiram no momento em que subi ao palco porque, sinceramente, pensei cinquenta vezes: "Estou nomeada para duas categorias mas, por favor, não ganharei nada. Ok, se ganhar, algo que não acontecerá, direi uma porcaria qualquer. Que vergonha, não posso dizer porcaria nenhuma!" e esta sucessão de pensamentos ridículos dava lugar à tranquilidade de saber que não seria a vencedora de nenhum prémio. Até que fui.
  Estava eu sentadinha na segunda fila do Auditório Vítor Macieira, depois de aplaudir vencedores e vencedoras realmente merecedores dos prémios fofinhos que ambicionava ter mas que não dizia a ninguém, quando a Madalena Costa, uma pessoa que adoro e de quem já falei aqui, entrou no palco e disse: "Olá, pessoal! Boa noite, auditório! Bem, hoje estou aqui para apresentar a categoria "O que vai a todas". Esta categoria é muito fácil de explicar, isto porque é premiado aquele que literalmente vai a todas, seja uma exposição, um filme, um lançamento de um livro, um acontecimento aqui na ESCS... Está lá sempre a marcar presença! Agora que já conseguem perceber do que é que se trata este nobilíssimo prémio, vamos passar aos nomeados... Os nomeados são...".
  A Madalena ainda acrescentou algo como "E esta pessoa vai a todas ainda que tenha sessenta páginas de uma sebenta para ler, nunca recusa nada" e eis que aparecem o meu nome, o do Miguel Alexandre, editor da secção de Música que me tem ensinado coisas espectaculares, e o da Sofia Ferreirinho, da Capital, que é dona de uma simpatia inigualável. Quando ouvi que era a vencedora, não estão a perceber, levantei-me a tremer do meu lugar, fui até ao palco e só conseguia imaginar: "Vou tropeçar nos meus próprios pés, não sei andar de saltos e estas coisas não são sapatos mas são sandálias com plataforma mas, mas... Mas, ok, está no momento de discursar". E abracei a Madalena, olhei em frente e só via luzes, não distinguia quase caras nenhumas e falar tornou-se mais fácil.
  Agradeci à Madalena, à Ana Rita Nunes, que é basicamente a editora-chefe mais empenhada e talentosa que alguma vez conheci e conhecerei na minha vida, ao Miguel, talentoso que só ele, e ao Pedro Miranda, que finge que é mau mas tem um coração de ouro, no fundo (apesar de me ter provocado ataques cardíacos quando dizia que enviava os meus artigos a professores da Universidade de Coimbra). 
  "Se vou a todas, é porque eles me disseram sempre para não faltar a nenhuma" - e acho que esta foi a frase mais genuína de todo o meu discurso não politicamente correto, mas sentimentalmente correto, porque só não me desfiz em lágrimas porque não calhou!

  
  Como gosto de ver estas materialidades nos blogues, canais do Youtube e afins de outras pessoas, achei que seria bom satisfazer a vossa curiosidade (não o vosso desejo de requinte, não pensem nos Ferrero Rocher) e publicar a foto dos envelopes que ultrapassam o luxo daqueles que se veem nos Óscares e, claro, a minha estatueta constituída por um livro e uma caneta brilhantes e douradinhos - chique a valer, como diria Dâmaso Salcede (peço desculpa mas recordo-me frequentemente d'Os Maias).
  Tenho a noção de que durante este ano letivo, desdobrei-me, no verdadeiro sentido da palavra, para ir a quase todos os sítios cobrir a maioria de eventos que consegui. Posso não ter realizado um trabalho exemplar, mas fiz tudo aquilo que estava ao meu alcance para honrar o nome da ESCS MAGAZINE. Pelos vistos, não me saí assim tão mal!
  Continuarei a reescrever os meus artigos trezentas vezes, a ouvir "Por que raio te esforças tanto para um núcleo da faculdade?" e a revirar os olhos porque quem me pergunta isso, simplesmente não compreende o amor que nutro pela revista, a pensar que ter feito a reportagem sobre a semana de matrículas para o 8ª Colina foi a melhor decisão que tomei - porque foi aí que a Ana Rita me perguntou: "E a Maria do 8ª Colina não quer vir para a ESCS MAGAZINE?" (coitada, mal sabia ela que me aturaria diariamente AHAH) - e mesmo que não funcionemos em equipa a 100% e haja erros, lágrimas e porcaria das grandes por vezes, somos 100% escsmagazineanos, e é isso que importa!

  • Share:

You Might Also Like

11 comentários

  1. Eu bem te disse que tinhas um futuro promissor pela frente. Fico contente por esse prognóstico estar a confirmar-se ;) Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns! E que venham daí muitos mais prémios! :)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!!! (= Tenho a certeza de que foi mais do que merecido!

    E, já agora, aproveito para dizer que adoro este lado da tua escrita, muito mais activo e, sobretudo, positivo! Tens aqui uma apoiante (;

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. És uma tonta :D Obrigado fofinha!!

    És a que vais a todas porque és a mais interessada, a que quer estar sempre em cima do acontecimento, a que quer aprender mais e mais e a que quer ser melhor. Eu acredito em ti <3

    NEW WISHLIST POST | BEAUTY News to TRY IMMEDIATELY. :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns por esta vitória! Mesmo sem te conhecer pessoalmente, não é difícil perceber a paixão que tens pelo que fazes. E isso sim, é o que diferencia um bom jornalista! Continua com o bom trabalho :)
    Respondendo à tua pergunta, tirei a Licenciatura em Línguas e Estudos Editoriais e agora estou no Mestrado de Comunicação e Multimédia :)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  6. Boa, parabéns. É bom quando ganhamos prémios por aquilo que somos ou fazemos.
    Gostei do teu blogue. E obrigada pelos comentários que fizeste no meu, mesmo enquanto eu não andei por lá. Mas, já estou de volta e já te segui. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns!! Fico imensamente feliz por você, você merece muitas coisas boas ♥

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Hi! Great post, you are really cute :)

    Observes and invites me:
    http://milentry-blog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. parabéns!!! :D eu não comento muito o teu blog mas gosto muito de ler o que escreves e nota-se que gostas mesmo do que fazes e fico muito feliz por teres ganho! :D

    ResponderEliminar